Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Justiça condena Assaí a pagar R$ 30 mil por abordagem violenta a criança negra

Empresa diz que 'vem se atualizando e evoluindo' com ações de inclusão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou em segunda instância um mercado da rede Assaí, em Jacarepaguá, a pagar R$ 30 mil por danos morais por uma abordagem de um segurança a uma criança negra.

O caso aconteceu em 2019. Segundo o processo, um segurança do estabelecimento abordou de forma violenta um menino negro de dez anos, que estava na companhia dos pais fazendo compras. A criança ficou com marcas no pescoço e sentiu falta de ar.

Na época, o varejista justificou que o local vinha registrando furtos praticados por crianças e adolescentes.

O Assaí atua em 23 estados no país - Divulgação Assaí


A empresa já havia sido condenada em primeira instância, mas recorreu. Na decisão da última semana, a desembargadora Andréa Pachá, da 3ª Câmara Cível do Tribunal, afirmou que a abordagem foi racista, excessiva e feriu a Constituição, que prevê a proteção à infância.

Procurado pelo Painel S.A., o Assaí não respondeu se pretende recorrer novamente. Ainda cabe recurso.

Em nota, a empresa afirma que "vem se atualizando e evoluindo continuamente por meio de ações de sensibilização, formação e recrutamento inclusivo, além de procedimentos internos, a exemplo da criação do programa de diversidade e combate à discriminação".

"O Assaí tem como valores o compromisso, o respeito e a inclusão, entendendo a diversidade como fator de inovação e desenvolvimento socioeconômico. A empresa compreende que há muito trabalho a ser feito ainda na construção de um país e uma sociedade mais inclusivos e respeitosos", diz em nota.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.