Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Número de pessoas com plano de saúde tem o maior crescimento anual desde 2013

Com 1,5 milhão de novas adesões no ano passado, total chega perto de 49 milhões, diz ANS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As operadoras de planos de saúde registraram 1,5 milhão de novos beneficiários entre janeiro e dezembro de 2021, segundo o novo balanço da ANS (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Foi o maior crescimento para o período de um ano desde 2013.

Com quase 49 milhões de beneficiários, os planos agora avançam em direção ao recorde de 50,5 milhões, registrado em 2014.

Desde então, o número de pessoas com a cobertura vinha caindo. A curva voltou a apresentar crescimento em 2020, quando a Covid chegou ao país.

Segundo os dados da agência reguladora, o total de beneficiários cresceu de forma contínua durante todos os meses do ano. São Paulo, Minas Gerais e Paraná tiveram o maior ganho em números absolutos.

O ano passado é lembrado pela ANS como o primeiro com reajuste negativo nas mensalidades dos planos de saúde individuais ou familiares, de -8,19% para o período de maio de 2021 a abril de 2022. O marco histórico foi reflexo da redução no uso geral de serviços da saúde suplementar em 2020 por causa da pandemia. ​

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.