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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Banco24Horas vê expansão do serviço em 2022 com desafios macroeconômicos

TecBan, dona da rede, aponta impactos de guerra, inflação e juros

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São Paulo

A TecBan, dona do Banco24Horas, se prepara para expandir seus serviços neste ano atenta ao cenário macroeconômico, que será o principal desafio, na avaliação de Marcelo Gomes, diretor de administração, finanças e pessoas da companhia.

"A gente já entendia que 2022 seria um ano bastante desafiador do ponto de vista macroeconômico, e agora com essas questões de guerra vai ter todo um ambiente impactado, com inflação e juros. A gente vai ter que estar bem atento na nossa política de investimentos e de prestação de serviços", diz.

O executivo afirma que a empresa quer ampliar os investimentos em open banking e open insurance, além de avançar no mercado de moedas digitais. Atualmente, os caixas eletrônicos da companhia já convertem criptomoedas em dinheiro em espécie.

Imagem aproximada mostra uma mão depositando cédulas de R$ 100 e R$ 50 em um caixa eletrônico do Banco24Horas.
Caixa eletrônico do Banco24Horas - Divulgação

Apesar disso, o uso de moeda física segue crescendo, segundo a empresa, e é uma prioridade da companhia, que deve inaugurar novas unidades de suas agências do Banco24Horas em áreas remotas e expandir seus caixas eletrônicos itinerantes.

Gomes diz que volume de dinheiro em circulação aumentou mais de 20% na pandemia, influenciado também pelo auxílio emergencial. Em 2021, foram quase R$ 370 bilhões sacados em caixas do Banco24Horas, afirma a TecBan.

"A pandemia, quando se apresentou em março de 2020 daquela forma, realmente foi bastante impactante, e a gente tomou uma atitude de prudência. A gente mudou um pouco o timing, mas não deixou de fazer os investimentos", diz Gomes.

A TecBan encerrou o ano com lucro líquido de R$ 173 milhões. O faturamento bruto foi de R$ 3,2 bilhões, quase 7% superior ao registrado em 2020.

Além do Banco24Horas, o crescimento foi puxado por novas fontes de receita. Segundo Gomes, 2021 materializou a estratégia de diferenciação sustentável da companhia, que segue no foco neste ano.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

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