Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação juros

Brasileiros lideram percepção de inflação em mais de 20 países, aponta levantamento

Sensação de alta superou 40% no ano, diz Dunnhumby

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Novos dados apontam o crescimento da preocupação dos brasileiros com a inflação neste ano.

O país em que o consumidor mais sentiu o aumento nos preços dos alimentos no primeiro bimestre foi o Brasil, segundo levantamento de fevereiro realizado em 24 países pela empresa de ciência de dados de consumo Dunnhumby.

Funcionário de um supermercado em São Paulo colando uma oferta de papel higiênico - Rahel Patrasso 27.dez.21/Xinhua

No Brasil, a sensação de alta chegou a quase 43% no período. Em seguida aparecem Colômbia e Chile, onde a percepção de inflação para os consumidores ficou em torno de 34% e 32%, respectivamente.

Segundo a Dunnhumby, na média geral dos países analisados, os consumidores superestimam a taxa de inflação real em menos de 15 pontos percentuais, enquanto o Brasil lidera a lista com mais de 30 pontos de distância dos dados oficiais.

Ainda de acordo com o estudo, mais de 62% buscam custo-benefício. Para driblar o aumento na hora das compras, as estratégias predominantes são pesquisar em canais online as melhores ofertas e comparar os preços. Quase metade afirma que só compra se for em promoção.

A manifestação do receio dos brasileiros diante da escalada dos preços também cresce na internet, segundo outra pesquisa, da agência .MAP com 1,4 milhão de publicações diárias feitas no Twitter e no Facebook.

Em março, pela primeira vez, a inflação ocupou o primeiro lugar no ranking dos assuntos mais populares desde que o monitoramento da .MAP começou a ser feito, em 2015, segundo a empresa.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.