Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Comunidade ucraniana no Brasil pede cassação de mandato de Arthur do Val

Entidade diz que deputado é perigoso para a função pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Representação Central Ucraniana-Brasileira pediu ao presidente da Assembleia Legislativa de SP, deputado Carlão Pignatari (PSDB), a cassação do mandato de Arthur do Val (Podemos).

A entidade reúne organizações civis e religiosas que representam 600 mil brasileiros descendentes de ucranianos.

"O deputado Arthur do Val revelou-se uma pessoa de índole perigosa para o exercício de funções públicas onde sempre há que se tratar com mulheres em situação de vulnerabilidade", diz a entidade no documento.

A representação ucraniana também quer que Pignatari solicite às autoridades policiais internacionais uma investigação sobre o possível aproveitamento sexual de mulheres vulneráveis atingidas pela guerra.

Os áudios de teor sexista atribuídos a Arthur do Val dizem que as mulheres ucranianas são "fáceis porque são pobres" e que a fila de refugiados tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".

O deputado e outro líder do MBL (Movimento Brasil Livre) anunciaram uma viagem à Ucrânia para ajudar na guerra, em movimento de contraposição à neutralidade do presidente Jair Bolsonaro (PL). Arthut do Val divulgou foto em que dizia fazer coqueteis molotov.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.