Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Cresce pressão em Brasília por migração de consumidor no mercado de energia

Representantes do setor argumentam que medida pode reduzir custos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Representantes do setor elétrico vão a Brasília nesta segunda (21) para pressionar deputados pela deliberação do novo marco regulatório do setor.

O movimento empresarial, organizado pela Abraceel (associação dos comercializadores de energia), espera que o projeto de lei, já aprovado pelos senadores no ano passado, entre em vigor antes das eleições de outubro.

O principal tema do PL 414 é a abertura irrestrita do mercado de energia elétrica para que todos os consumidores possam escolher seu próprio fornecedor e migrar em busca de preços mais baixos.

A associação argumenta que, após a aprovação da lei com o cronograma para reduzir os limites de consumo a quem quiser fazer a portabilidade da conta de luz, deve acontecer uma forte migração de consumidores do mercado regulado, inclusive residenciais, para o livre nos primeiros quatro anos, atraídos por preços até 30% menores.

Em defesa da medida, a Abraceel diz que aqueles que não possuem recursos para investir em um sistema de geração solar distribuída teriam uma oportunidade de reduzir a conta de energia.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.