Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Rússia

Ex-embaixatriz da Ucrânia chama Arthur do Val de cretino

Fabiana Tronenko divulgou vídeo com repúdio aos áudios atribuídos a Mamãe Falei

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, divulgou um vídeo de repúdio aos áudios sexistas atribuídos ao deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), que circulam na internet nesta sexta-feira (4).

"Ele é um ridículo, um cretino. Eu peço que você tenha mais respeito com as mulheres ucranianas, porque elas não são fáceis porque são pobres. Elas são mulheres, são decentes, são pessoas honradas", diz

Tronenko pede respeito ao sofrimento da população ucraniana com a guerra, que já dura mais de uma semana desde o ataque russo.

O deputado estadual de São Paulo Arthur do Val posa ao lado de garrafas que supostamente serão usadas para a produção de coquetéis molotov, na Ucrânia - @arthurmoledoval no Instagram

"Deus que livre o Governo de São Paulo de ter um governador como você, porque você é uma vergonha", conclui. O deputado, conhecido como Mamãe Falei, é pré-candidato ao Palácio dos Bandeirantes.

A ex-embaixatriz também publicou uma mensagem nas redes sociais pedindo a cassação do mandato do deputado "por crime contra a honra das mulheres ucranianas".

Os áudios de teor sexista atribuídos a Arthur do Val dizem que as mulheres ucranianas são "fáceis porque são pobres" e que a fila de refugiados tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".

O deputado e outro líder do MBL (Movimento Brasil Livre) anunciaram uma viagem à Ucrânia para ajudar na guerra, em movimento de contraposição à neutralidade do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.