Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Fundos patrimoniais vão ter monitor para acompanhar evolução no Brasil

Idis e Coalizão pelos Fundos Filantrópicos se unem para estimular o desenvolvimento de endowments

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para estimular o desenvolvimento dos fundos patrimoniais no Brasil, o Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) e a Coalizão pelos Fundos Filantrópicos vão criar um monitor para acompanhar os números.

Dezenas de jovens sobem passarela azul
Os fundadores do fundo Patronos, voltado à comunidade da Unicamp, se inspiraram em universidades com "endowments" bilionários, como Yale e Harvard, quando estudaram nos EUA - Antonio Scarpinetti -19.jan.22/SEC Unicamp

Chamados de endowments, os recursos são adquiridos por meio de doações e investidos no mercado financeiro. A longo prazo, seus rendimentos são direcionados às instituições desejadas pelos doadores.


Segundo o Idis, o país tem atualmente 58 fundos patrimoniais listados que juntos somam R$ 78,8 bilhões. Quase metade deles é voltada para a educação. O patamar ainda é considerado baixo para o potencial do Brasil.

Com dados obtidos a partir de questionários respondidos por gestores dos fundos e por meio de consulta pública, o monitor terá atualização constante, afirma o Idis.

Esse tipo de fundo é utilizado há mais de dois séculos em universidades de países como os Estados Unidos.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.