Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu juros

Indústria de alimentos para pet calcula aumento nos preços

Associação do setor diz que há dificuldade em repassar alta dos custos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apesar do forte crescimento da demanda registrado desde o início da pandemia, a indústria de alimentos para pets prevê enfrentar um cenário de mais inflação em 2022.

A Abinpet (Associação Brasileira de Produtos para Animais de Estimação) fala em dificuldade para repassar o aumento nos custos.

cute small jack russell dog at home waiting to eat his food in a bowl. Pets indoors
Um Jack Russell ansioso pelo sei pote de ração; produto pode ficar mais caro em 2022 - Eva - stock.adobe.com

O resultado de 2021 calculado pela associação aponta o crescimento da categoria em torno dos 33%, mas já mostra defasagem em relação ao aumento nos preços das matérias-primas, em torno de 40%, que abrangem milho, arroz, trigo e farinha de proteína animal.

"A indústria começou 2022 para recuperar as margens de lucro. Janeiro continuou em crescimento, com alta de 6,5%, e fevereiro seguiu na mesma linha. Mas, diante do conflito na Ucrânia, estamos preocupados que a matéria-prima tenha aumento igual ao da pandemia", afirma o presidente-executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França.

"Se isso ocorrer, deve agravar a situação de muitas empresas. Precisarão escolher entre repassar menos os custos e bancar o prejuízo ou repassar mais e perder mercado", diz França.

O alimento completo industrializado para animais de estimação representa 78% da receita do mercado pet, segundo a entidade.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.