Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Navegação na hidrovia Tietê-Paraná será retomada após seca

Serviço deve voltar parcialmente na próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A navegação na hidrovia Tietê-Paraná, que foi paralisada pela falta de chuva na região no ano passado, será retomada na próxima terça-feira (15), segundo o Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo.

O retorno acontecerá de forma gradativa e deve chegar à plenitude no fim de março. Inicialmente, o calado, que é a distância entre a ponta do casco do navio e o nível da água, será de 2,4 metros.

Segundo o órgão, o trecho mais atingido pela seca foi o pedral de Nova Avanhandava, na cidade de Buritama (SP), importante via de escoamento da produção brasileira de grãos.

A decisão foi tomada em reunião com representantes de órgãos como ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Ana (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), Ministério da Infraestrutura e Casa Civil.

Em 2020, a hidrovia somou 2,1 milhões de toneladas de cargas transportadas. No ano anterior, antes da pandemia, a movimentação foi de 2,5 milhões de toneladas no trecho de São Paulo, afirma o departamento.

A Unimed-Rio vai reajustar em 133% a partir de abril o valor do plano de saúde oferecido aos veterinários vinculados ao estado.

Segundo a operadora, o reajuste é um dos mecanismos regulatórios utilizados para buscar o equilíbrio contratual na renovação da apólice. O percentual é definido a partir de uma análise técnica que leva em consideração fatores como o custo assistencial gerado pela carteira.

"No caso citado, o reajuste apresentado é ainda inferior ao indicado pela análise atuarial e ao que permite o contrato entre as partes, dado o índice de sinistralidade do contrato nos últimos 12 meses", diz em nota.

​Os movimentos da operadora no Rio de Janeiro têm sido observados pelo mercado nos últimos meses. Em fevereiro, a QV Benefícios em Saúde, que tinha a Unimed-Rio como operadora, venceu a licitação para oferecer plano de saúde dos servidores do TJRJ mas foi eliminada por não apresentar a rede credenciada de hospitais no município.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.