Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Rússia

Protagonismo de fertilizante na guerra movimenta indústria de mineração no Brasil

Ibram sugere ao governo criação de grupo de trabalho para debater aumento na produção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enquanto Jair Bolsonaro evita criticar Vladimir Putin na guerra da Ucrânia sob a justificativa de que o Brasil depende dos fertilizantes russos, a indústria da mineração se movimenta na pauta da produção local.

O Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), que reúne empresas como Yara e Mosaic, quer sugerir ao governo a criação de um grupo de trabalho para discutir o aumento da produção de fertilizantes no Brasil, com o objetivo de diminuir a dependência externa.

Segundo Julio Cesar Ferreira, diretor no Ibram, um dos focos do plano é ampliar o número de jazidas para a extração do potássio.

Ele afirma que essa proposta do setor já existia antes da guerra na Ucrânia.

Ferreira diz que a ideia é que, além do setor produtivo, o grupo tenha a presença dos governos estaduais e federal, incluindo órgãos como Ibama, Funai, Agência Nacional de Mineração, comissões de agricultura da Câmara e Senado.

Nesta quarta (2), Bolsonaro utilizou a possível escassez de fertilizantes para defender a aprovação de um projeto de lei que, segundo ele, "permite a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em terras indígenas".

"Em 2016, como deputado, discursei sobre nossa dependência do potássio da Rússia. Citei três problemas: ambiental, indígena e a quem pertencia o direito exploratório na foz do Rio Madeira (existem jazidas também em outras regiões do país)", escreveu o mandatário na internet.

O Ibram afirma que sua proposta de criação do grupo de trabalho "não se refere à mineração em terras indígenas, já que não há lei regulamentando isso". Segundo a entidade, há grandes outras áreas em que podem ser identificadas jazidas de minérios apropriados para a fabricação de fertilizantes.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.