Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu mercado de trabalho

Rede para equidade racial com XP, Gerdau e JBS abre nova fase de expansão

Com 47 empresas, Mover vai reunir vagas para profissionais negros, concluir censo e lançar editais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Mover, movimento de empresas pela equidade racial iniciado após o assassinato de João Alberto Silveira Freitas por seguranças no estacionamento do Carrefour em 2020, abre nova fase neste ano.

Segundo Marina Peixoto, diretora-executiva do Mover, vai ser criado um hub de vagas para concentrar no próprio movimento as oportunidades de trabalho para profissionais negros nas 47 empresas que fazem parte do grupo atualmente.

Entre elas estão Ambev, BRF, Cargill, Coca-Cola, Diageo, Danone, Disney, Gerdau, GPA, Heineken, JBS, L'Oréal, Klabin, XP e outras.

Mulher posa para foto em frente a painel rosa
Marina Peixoto, diretora-executiva do Mover - Divulgação

Também estão sendo consolidadas as informações do censo que precisa ser realizado em cada organização.

Os dados devem ajudar a monitorar o cumprimento do compromisso feito pelo Mover, de alcançar mais de 10 mil posições de liderança ocupadas por profissionais negros até 2030 nas empresas.

Peixoto diz que o processo burocrático avançou, e hoje o movimento, que inaugurou sua sede na L'Oréal, no Rio, se prepara para nova fase de expansão.

"Deixamos de ser um compromisso para nos tornar um movimento. E de um movimento agora para a uma associação. Fomos de 8 empresas para 13, depois 45 e agora 47. E estamos em conversa com outras que querem aderir. Tivemos algumas ações concretas no ano passado, mas agora vêm as mais robustas. Estamos recebendo a verba, queremos colocar o carro na estrada", afirma.

Segundo ela, as companhias fizeram doações iniciais como suporte para a constituição e primeiras ações, mas a partir deste ano o Mover começa a receber contribuição associativa.

O lançamento dos editais previstos em parceria com o Fundo Baobá Para Equidade Racial também deve entrar no ar neste ano, segundo Peixoto.

"Também queremos prototipar algumas outras ações, menores se comparadas aos editais, mas que seriam protótipos de aceleração. Elas vão juntar formação com vagas. Estamos desenhando três pilotos para colocar neste ano", afirma Peixoto.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.