Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu petrobras

Para caminhoneiros, governo Bolsonaro tenta fugir do foco com troca na Petrobras

Líderes de motoristas avaliam que anúncio não baixará o preço do combustível

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A troca no comando da Petrobras, anunciada nesta segunda (28), não agradou os caminhoneiros.

O presidente do CNTRC (Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas), Plínio Dias, desconfia de manobra do governo para fugir do foco.

"Enquanto os holofotes vão para esse foco, o combustível continua alto. Estamos pagando caro e até fazer esse trâmite demora. Para nós, não resultou em nada", diz.

Fachada da Petrobras
Fachada da Petrobras, que terá novo comando - Agência Brasil

Para Wallace Landim, o Chorão, líder dos caminhoneiros na paralisação de 2018, o governo federal só está ganhando tempo.

"Daqui a seis meses, troca de novo. O que o presidente está fazendo é uma falácia. A narrativa é a mesma de quando demitiram Roberto Castello Branco, no ano passado. Enquanto não tiverem comprometimento de, pelo menos, colocar em pauta o fim do PPI [que atrela o preço do combustível no Brasil ao dólar], nada vai mudar", afirma Chorão.

O futuro da política de preços de combustíveis da Petrobras está no roteiro da campanha eleitoral. Em evento com petroleiros no Rio, o ex-presidente Lula criticou a paridade.


Bolsonaro já defendeu mudanças na política de preços, mas disse não ter ingerência sobre a estatal, o que os caminhoneiros questionam.

"Como ele tem autoridade para tirar e colocar o presidente da Petrobras quando quer, ele pode, sim, acabar com o PPI. Da mesma forma que fez Temer quando implantou a política", diz Chorão, que tem agendado reuniões com presidenciáveis para debater a questão.

Até o momento, um dos principais líderes da categoria não declara apoio a ninguém nas eleições de outubro. "Estamos calejados de promessas. Acreditamos em Bolsonaro e só o que a categoria recebeu nesse governo foi o Roda Bem Caminhoneiro. De resto, foi abandonada", afirma Chorão.

O nome cotado para assumir a Petrobras no lugar de Joaquim Silva e Luna também não empolgou. Isso porque, no passado, Adriano Pires chegou a declarar que o governo federal era "refém dos caminhoneiros".

"Na verdade só estão tentando manipular até as eleições. É mais do mesmo", diz Gilson Baitaca, representante dos caminhoneiros em Mato Grosso.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.