Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

ANS toma decisão definitiva e encerra vaivém de plano individual da Amil

Carteira transferida para a APS na virada do ano deve voltar para a operadora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em uma nova decisão, agora definitiva, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) anulou a transferência da carteira de beneficiários individuais da Amil para a operadora APS, do Grupo Amil, feita na virada do ano.

A decisão foi reiterada pela Diretoria Colegiada da agência reguladora em reunião nesta sexta-feira (29).

"Com a declaração de nulidade da decisão que autorizou a transferência da carteira da Amil para a APS, a transferência de carteira não possui mais o respaldo legal e necessário da ANS, e, por isso, a APS deve devolver imediatamente a carteira para a Amil", diz a agência em nota.

As operadoras têm 20 dias para comunicar a reintegração aos beneficiários. Segundo a agência, são mais de 300 mil beneficiários em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

A ANS diz que tomou a decisão após constatar que a APS não seria capaz de administrar com autonomia a carteira adquirida. Ainda segundo o órgão, isso colocaria em risco a continuidade e a qualidade da assistência aos consumidores.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.