Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Cafés tradicional e extraforte sofrem alta de preço maior, diz Abic

Associação do setor aponta reajuste mais alto no Nordeste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No movimento de alta que o preço do café sofreu nas prateleiras, as categorias mais impactadas foram a tradicional e a extraforte, com média de 40% cada uma, seguidas pelo superior (28%) e o gourmet (21%), segundo relatório que a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) divulga nesta quarta (6).

Xícara da Kaffeeform, fieta de biopolímero a partir da borra do café
O preço do café nas prateleiras subiu cerca de 50% no ano passado; na imagem xícara da Kaffeeform, feita de biopolímero a partir da borra do café - Divulgação

No segundo semestre do ano passado, o Nordeste teve o maior reajuste nas categorias extraforte e tradicional, enquanto a região Sul avançou nas categorias superior e gourmet.

Apesar do aumento nos preços, a procura pelo café se aqueceu entre novembro de 2020 e outubro do ano passado, com alta de 1,7% em relação ao mesmo período analisado no ano anterior, alcançando 21,5 milhões de sacas.

No ano passado, o consumo per capita foi de 6,06 kg por ano de café cru e 4,84 kg por ano de café torrado.

Na análise da situação da oferta do café para a indústria, o relatório da Abic afirma que, desde novembro de 2020, o índice permanece abaixo da normalidade, indicando que as empresas não têm a oferta regular de café em grão, com o abastecimento acontecendo de forma gradual e seletiva, segundo a associação.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.