Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu tecnologia indústria

Falta de matéria prima freia indústria automotiva no Reino Unido

Escassez de suprimentos reduz oferta enquanto demanda de carro elétrico explode

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As vendas de carros novos seguem em queda no Reino Unido na esteira da escassez global de suprimentos iniciada na pandemia e prolongada pela guerra na Ucrânia.

Segundo a SMMT (Society of Motor Manufacturers and Traders), associação da indústria, apesar de as fabricantes terem registrado um aumento na demanda, a falta de matérias-primas, principalmente semicondutores, continua a diminuir a oferta de veículos e fez do mês passado o março mais fraco desde 1998 na região.

Tesla modelo 3, durante evento na China, está entre os carros elétricos mais vendidos no Reino Unido - Aly Song -7.jan.20/REUTERS

O emplacamento de carros novos no Reino Unido caiu mais de 14% em um mês que a indústria considera normalmente o mais movimentado.

Em contrapartida, com a alta nos custos de combustíveis, os veículos elétricos movidos a bateria seguem em trajetória de crescimento, atingindo sua maior participação no mercado britânico.

De acordo com o levantamento divulgado nesta terça (5) pela SMMT, mais de 39 mil carros novos de emissão zero saíram das concessionárias no mês, um aumento de quase 80% em relação ao ano passado.

A SMMT afirma que o volume registrado em março de 2022 foi maior do que durante todo o ano de 2019.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.