Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Mercado Livre promete expulsar usuários que vendem livro pirata no marketplace

Empresa anuncia parceria com associação de autores e editores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Mercado Livre anuncia nesta semana que fechou um acordo de cooperação com a ABDR (associação que reúne autores e editores de livros) para combater pirataria e falsificação de títulos na plataforma.

Com a parceria, a empresa promete tolerância zero com as fraudes e expulsar os usuários que vendem produtos irregulares.

O Mercado Livre diz que tem ferramentas capazes de fazer a varredura lendo texto e imagem para identificar os produtos piratas e seus respectivos vendedores. Igor Donato de Araújo, gerente de proteção à propriedade intelectual do Mercado Livre, diz que o usuário infrator pode sofrer advertências ou ser banido da plataforma.

No ano passado, entidades que defendem os direitos autorais apertaram o cerco contra o Mercado Livre por causa do volume de livros piratas à venda no marketplace.

"Houve uma evolução entre o Mercado Livre e a ABDR. No passado, realmente houve essa questão de muitos anúncios com conteúdos de livros piratas no Mercado Livre, mas não é um fenômeno específico do Brasil. É algo mundial. Acho que os investimentos contribuíram para, se não acabar, reduzir drasticamente a problemática dos produtos ilegais", diz Dalton Morato, advogado da entidade.

O Mercado Livre afirma que inabilitou 900 vendedores no ano passado e removeu quase 700 mil anúncios que infringiram direitos autorais e editoriais no Brasil.

O movimento acontece em meio ao aumento do escrutínio sobre o funcionamento do ecommerce no Brasil. O nome da empresa também foi parar, recentemente, no imbróglio dos representantes da indústria brasileira que acusam os marketplaces estrangeiros como AliExpress e Shopee de promover um camelódromo digital com mercadorias vendidas sem o devido pagamento de impostos.

Joana Cunha com Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.