Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus ifood

MPF questiona iFood sobre suposta campanha de desmobilização de entregadores

Agências Benjamim Comunicação e a Social Qi também estão no alvo do órgão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério Público Federal pediu explicações ao iFood nesta segunda-feira (18) sobre a suposta campanha de desmobilização de movimentos de entregadores nas redes sociais, usando perfis falsos.

Segundo o MPF, o iFood deve prestar informações, em até 15 dias, sobre o teor da reportagem publicada no início de abril pela Agência Pública.

Entregadores do iFood - Karime Xavier - 24.mar.2020/Folhapress

As duas agências de comunicação que teriam sido contratadas pelo aplicativo de entregas, a Benjamim Comunicação e a Social Qi, também foram chamadas a prestar esclarecimentos no mesmo prazo. Elas devem apresentar ao órgão cópias de documentos e contratos firmados com o iFood, além de não manipular ou excluir perfis usados nas ações de marketing.

"A apuração poderá demonstrar se a campanha violou o direito constitucional de acesso à informação ao manipular a compreensão de fatos, por entregadores e consumidores, simulando participações espontâneas no debate público na internet", diz o MPF em nota divulgada.

Segundo a reportagem da Agência Pública, a suposta campanha criada pelas empresas Benjamim Comunicação e Social QI para o iFood incluiu a criação de perfis falsos, sem identificação visível com as agências ou com o aplicativo, que eram usados para criticar movimentos como o Breque dos Apps, lançado em julho de 2020 para reivindicar melhores condições de trabalho.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.