Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu petrobras

Reajuste mensal no preço do asfalto após mega-aumento da Petrobras alerta setor da construção

Segundo a estatal, reajuste do insumo para obras deixa de ser trimestral em abril

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Além do avanço na cotação do barril do petróleo, que impulsiona também o preço do asfalto, o nível de alerta das empresas de construção pesada subiu porque os reajustes do insumo para as obras passarão a ser mensais, em vez de trimestrais. Segundo a Petrobras, a nova frequência começa em abril.

Buraco no asfalto na rua Caiubi, em Perdizes (zona oeste de SP) - Rubens Cavallari -15.ago.19/Folhapress

O setor tem avaliado paralisar obras de terraplenagem no país desde o anúncio do mega-aumento dos combustíveis, divulgado no início de março pela estatal.

"É cada vez mais insustentável a manutenção dos contratos em andamento. A gente não consegue absorver um custo desse tamanho. Ou as empresas param a obra, ou reduzem o ritmo ou quebram", diz José Carlos Martins, presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

Segundo Carlos Eduardo Prado, gerente do Sinicesp (sindicato da indústria da construção pesada), a importação de asfalto como alternativa à produção nacional é complicada porque exige ampla capacidade de armazenamento, além da liberação do produto de acordo com as especificações técnicas exigidas pelo Brasil.

Ele afirma que o setor estudou trazer asfalto da Rússia a granel, mas teve de desistir por causa da guerra.

Para tentar mitigar o impacto dos aumentos sobre os custos das obras de terraplenagem, o setor tem negociado com órgão de governo formas de antecipar o reajuste dos contratos das prestadoras de serviços com o poder público, que é feito anualmente.

"Os contratos têm uma defasagem para a aplicação do índice. Atrapalha o planejamento econômico e financeiro das empresas, e não tem como restituir o dinheiro na velocidade em que se gasta. Tem que comprar hoje, pagando mais caro, e esperar meses para pegar esse dinheiro e recompor. É uma bola de neve", diz Prado.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.