Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Classes D e E mantêm pessimismo do consumidor em maio

Indicador da Associação Comercial de SP mostra melhora entre ricos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O índice de confiança do consumidor brasileiro se manteve em patamar pessimista em maio, puxado pelas classes D e E, que somaram 59 pontos na escala que vai de 0 a 200. Os dados serão divulgados pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) nesta sexta (20).

As classes de maior renda estão com otimismo maior. Esses estratos tiveram patamar acima dos 100 pontos, cenário que não acontece desde o começo de 2020.

Imagem mostra mulher com criança passeando no shopping, em frente a uma loja.
L'Occitane au Brésilentra na campanha dos dias das mães com promoções no Shopping Ibirapuera - Karime Xavier/ Folhapress

Segundo a ACSP, os números podem ser reflexo do aumento da mobilidade social, além da liberação do saque do FGTS, da antecipação do 13º salário e do Auxílio Brasil.

O índice que analisa somente São Paulo ficou abaixo do nacional, com 87 pontos, embora tenha se comportado de modo semelhante, de acordo com a associação.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.