Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Companhias aéreas estudam ir à Justiça contra taxa de poluição que será cobrada no aeroporto de Guarulhos

Cobrança pode gerar custo anual de R$ 185 milhões às empresas, segundo cálculos do setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Companhias aéreas estudam entrar na Justiça para contestar a taxa de poluição que será cobrada a partir de 2023 dos aviões que pousam e decolam no aeroporto internacional de Guarulhos, segundo Dany Oliveira, diretor-geral da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) no Brasil.

Aprovada no município na semana passada, a chamada TPA (Taxa de Preservação Ambiental) visa mitigar os impactos ambientais da poluição atmosférica e do barulho das turbinas, segundo a prefeitura. Ela incide sobre o peso total da aeronave aferido antes da decolagem.

O setor vem criticando a medida e já divulgou manifestação contrária.

imagem mostra passageiros em aeroporto
Movimento no terminal 3 do aeroporto internacional de Guarulhos - Eduardo Anizelli/ Folhapress

"Este projeto de lei é um retrocesso para a aviação brasileira que está em um momento de recuperação após grande queda durante a pandemia", afirma Oliveira.

Ele diz que a cobrança da TPA poderia gerar um custo anual de, pelo menos, R$ 185 milhões para as companhias áreas, considerando uma média de 140 mil decolagens por ano em 2019, e cerca de 80 toneladas por voo doméstico e 200 toneladas por voo internacional.

O diretor da IATA argumenta que as empresas aéreas já trabalham com a diminuição da pegada de carbono com o compromisso de eliminar a emissão até 2050. Sendo assim, já estariam comprometidas com ações de preservação ambiental, foco da TPA.

No atual cenário de recuperação do setor aéreo, somado à disparada no valor dos combustíveis, Dany avalia que as companhias aéreas não conseguiriam absorver esta nova cobrança. A TPA também chega no momento em que o governo discute a mudança na política de despacho de bagagem, criticada pelo setor.

Joana Cunha com Andressa Motter, Nina de Castro e Paulo Ricardo Martins

Erramos: o texto foi alterado

A sigla da Taxa de Preservação Ambiental, TPA, foi grafada incorretamente como TAP. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.