Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Cresce a procura por exame para detectar dengue

MedLevensohn registra aumento de 300% nas vendas de testes entre abril e maio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A disparada de casos de dengue nas últimas semanas turbinou o mercado de exames para detectar a doença.

A empresa de produtos para saúde MedLevensohn registrou alta de 300% nas vendas de seus dois tipos de testes para dengue entre abril e maio e diz que foi necessário solicitar remessas emergenciais aos fornecedores.

Mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue - AFP

Na DB Diagnósticos o aumento foi de 72% na quantidade de exames feitos de janeiro a abril, além de alta de 86% no número de positivos em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o laboratório, a média de positivos ficou em 46%.

As regiões Sul e Centro-Oeste foram as que mais apresentaram aumento de casos positivos, segundo o laboratório, que também observou crescimento de aproximadamente 70% nos exames para chikungunya no período. Os diagnósticos da doença dobraram na mesma base de comparação.

Nos laboratórios da Dasa, os casos de dengue também avançaram.

No Rio de Janeiro, em abril, os resultados positivos responderam por 38% dos exames feitos. Em maio, o volume saltou para 69% no acumulado de maio até esta segunda-feira (23). Já em São Paulo, o índice de positividade subiu de quase 47% para 54% na mesma base de comparação.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.