Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu América Latina

Fabricantes de cachaça e tequila fazem manifesto em defesa do teor alcoólico das bebidas

Empresas do Brasil e do México falam em valor cultural

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Rio de Janeiro

Produtores brasileiros de cachaça se uniram ao setor tequileiro mexicano para divulgar um manifesto, nesta quarta-feira (11), em defesa do teor alcoólico das bebidas, tradicionais nos países.

O setor teme uma escalada de órgãos de Saúde no debate pela redução do teor alcoólico dos destilados como uma medida para frear o consumo nocivo de álcool nos países.

Segundo Carlos Lima, diretor-executivo do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça), as bebidas têm o registro de indicação geográfica e, portanto, o teor alcoólico não pode ser alterado. "Nós somos produtos reconhecidos, protegidos nos seus países, por características, por tradição e por importância histórica", diz.

Na avaliação dele, a discussão deveria considerar a quantidade de bebida ingerida e não o teor de álcool.

"A gente tem um receio de que essa recomendação tenha outros desdobramentos do ponto de vista de publicidade, de tributação, e que venha a atingir os nossos setores de outra forma", diz Lima.

O Ibrac, que reúne empresas do setor responsáveis por mais de 80% do volume da bebida comercializado no Brasil, diz que o país produz anualmente cerca de 800 milhões de litros de cachaça.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.