Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu petrobras

Indústria vê com ceticismo ideia de Lira para governo vender ações da Petrobras

Proposta do presidente da Câmara, Arthur Lira, visa evitar desgaste sobre a política de preços

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Rio de Janeiro

Representantes da indústria viram com ceticismo a sugestão do presidente da Câmara, Arthur Lira, para que o governo venda ações da Petrobras. A ideia é que a União deixe de ser acionista majoritária e, assim, evitar o desgaste sobre a política de preços da estatal.

Para José Carlos Martins, presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o que falta na Petrobras é regulação.

"Pior que um monopólio público é um monopólio privado. A gente entende que o monopólio precisa ser regulado. O problema é esse. O dono independe. A Petrobras não pode continuar do jeito que ela está. Se simplesmente trocar o monopólio do público para o privado, pode ficar pior", diz.

Imagem mostra Arthur Lira e Bolsonaro conversando.
O presidente Jair Bolsonaro e Arthur Lira na abertura oficial da XVIII Marcha Desfesa dos Municípios em Brasília - Gabriela Bilo/ Folhapress

Na avaliação dele, a mudança não diminuiria o desgaste de Bolsonaro, porque o problema é o preço do combustível que chega ao consumidor e não quem cobra.

Embora apoie a privatização, o posicionamento de Fernando Pimentel, da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), é semelhante. Vender ações e tirar o controle da estatal das mãos do governo não significa diminuir o monopólio, segundo ele.

Na opinião de Pimentel, também é necessário investir em medidas públicas que atenuem o impacto dos preços para a população mais pobre durante os períodos de crise, sem "machucar o mercado e expulsar a concorrência".

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.