Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação juros

Inflação domina comentários sobre economia com reprovação em rede social, diz pesquisa

Emprego, mercado de trabalho e privatizações também aparecem, aponta levantamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O burburinho de rede social, quando o assunto é economia, segue tomado pela inflação, segundo monitoramento feito entre 17 e 23 de maio pela agência de análise de dados e mídia .MAP com base na avaliação qualitativa de publicações no Facebook e no Twitter. A reprovação supera 80%, impulsionada pela alta nos preços dos combustíveis e dos alimentos.

A dificuldade de emprego teve mais de 17% de participação no debate dos internautas sobre a economia, e o mercado de trabalho, quase 20%, com desaprovação de 97%. As discussões em torno de licitações e privatizações encaminhadas pelo governo tiveram quase 17% de participação e 20% de apoio, segundo a pesquisa.

Enquanto a política domina o debate nas redes sociais, ganhou destaque o apoio do público aos temas voltados ao bem-estar da população, segundo a .MAP, com 60% do debate geral, ante 28% na semana anterior.

Em todos os públicos, prevaleceram no período as manifestações a favor de diversidade, educação sexual, combate ao racismo e à homofobia, impulsionado pelo Dia Mundial do LGBTQIA+.

A diretora-geral da .MAP, Marília Stabile, afirma que as redes mostram que as pessoas permanecem preocupadas com o seu cotidiano na esteira da inflação e parecem estar engajadas em maior ativismo.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.