Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

KFC e Giraffas provocam McDonald's e Burger King após sanduíches com aroma

Redes de fast food usam polêmica para fazer propaganda na internet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Concorrentes do McDonald's e do Burger King pegaram carona na polêmica do McPicanha e do Whopper Costela para provocar as duas gigantes do fast food que foram questionadas por órgãos como Procon e Conar (conselho de autorregulação publicitária) nos últimos dias.

Em uma campanha lançada nesta terça (3), o KFC disse que seus sanduíches de frango são feitos com frango, diferentemente dos concorrentes.

Imagem mostra placa com logo do KFC, que se trata de o rosto desenhado de um homem com avental.
Franquia do KFC em Tóquio - Kim Kyung-Hoon/ Reuters

"Após a polêmica do sanduíche de picanha que não tinha picanha e do lanche de costela que não tinha costela, o KFC, a maior rede de frango frito do mundo, deu um recado em suas redes: 'No KFC todos os sanduíches de frango são deliciosamente feitos de frango mesmo'", comunicou a empresa.

Na semana passada, depois que o caso do McDonald’s ganhou notoriedade, o Giraffas também entrou na onda. "Plantão Giraffas informa: Fomos notificadas por excesso de picanha no cardápio", anunciou a empresa.

A repercussão negativa em torno dos nomes dos sanduíches começou com o caso do McDonald's, que foi questionado por órgãos de defesa do consumidor após denúncias de clientes.

O McDonald's retirou o lanche dos cardápios digitais e dos restaurantes de todo o país e depois anunciou que o produto voltaria com um novo nome. Nesta terça-feira (3), o Burker King também anunciou que seu sanduíche com aroma de costela passa a ser chamado de Whopper Paleta Suína.

O assunto, que virou um grande tema no setor, vai ser alvo de maior atenção, segundo Guilherme Farid, diretor-executivo do Procon-SP. Ele diz que o órgão tem olhado com preocupação para a publicidade de alimentos que destacam um determinado ingrediente que não faz parte da composição do produto ou da receita principal.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.