Depois de dois anos com queda de vendas no Dia das Mães, os lojistas de shoppings atravessaram a segunda data mais importante no calendário anual do varejo com desempenho positivo.
A inflação corroeu parte do potencial da data, mas ainda foi possível alcançar um crescimento real perto dos 10% em relação ao ano anterior, segundo a Ablos, associação que reúne donos de redes de lojas menores, chamadas satélites nos shoppings.
Mauro Francis Tavares, presidente da Ablos, diz que os lojistas pequenos e médios estavam confiantes para o Dia das Mães, mas ainda havia incerteza sobre como fechariam seus caixas.
Ele diz acreditar que a retomada do comércio presencial está mais aquecida, mas com cautela. Ainda há receio pelo aumento no custo das mercadorias, insumos e no aluguel das lojas, segundo Tavares.
O varejo de alimentos, que vai ser um dos assuntos centrais no debate eleitoral por causa da inflação, começa a se reunir com os candidatos.
Em junho, a Apas (Associação Paulista dos Supermercados) vai abrir a série de conversas com os concorrentes ao governo do estado.
O primeiro encontro vai ter uma palestra com mais de 450 empresários do setor.
Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins
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