Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu clima Cracolândia

Padre Júlio diz que prefeitura usou documento para se isentar de desabrigado no frio

Secretaria de assistência afirma que não obriga morador de rua a assinar declaração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Durante a onda de frio desta semana, o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, disse que a prefeitura obrigou moradores de rua a assinarem um termo que a isenta de responsabilidade no atendimento dos desabrigados.

Nas redes sociais, ele publicou um documento pelo qual os moradores de rua assinam uma declaração caso recusem os serviços de acolhimento oferecidos pela prefeitura, mesmo estando cientes dos riscos pela exposição ao frio.

Imagem mostra moradores de rua em colchões na estação do metrô
Abrigo improvisado nas instalações não usadas da estação Pedro II, organizado pela Pastoral do Povo de Rua, do Padre Júlio Lancellotti - Rubens Cavallari/ Folhapress

Procurada pelo Painel S.A., a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) diz que se trata de "um documento de uso interno e sem obrigatoriedade de assinatura da pessoa que foi abordada".

Segundo a Coordenação de Pronto Atendimento Social, entre a noite de quarta (18) e a manhã de quinta (19), 95 pessoas não aceitaram o serviço. Na noite passada e na manhã desta sexta (20), 92 moradores de rua recusaram.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.