Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Procon-SP levanta discussão sobre proporção de multas

Diretor do órgão diz que há preocupação com pequenos estabelecimentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Guilherme Farid, diretor-executivo do Procon-SP, diz que está trabalhando em dois pontos principais para debater no Conselho Nacional de Defesa do Consumidor, com base nas conversas que tem feito com os procons de outros estados.

A discussão sobre a dosagem das multas aplicadas pelas entidades de defesa foi assunto no grande evento de supermercadistas com a presença de Bolsonaro nesta semana e é tema de um projeto de lei em tramitação na Câmara.

Segundo Farid, há, de fato, uma preocupação com a proporcionalidade na aplicação de multas a pequenos estabelecimentos. "A discussão é tentar encontrar um equilíbrio entre a multa de uma padaria ou um mercadinho e a multa de uma big tech", afirma.

A conclusão do debate que envolve outros órgãos e representantes setoriais deve fomentar uma proposta a ser direcionada ao Congresso, segundo Farid.

Ele diz que um dos pontos a ser discutido é se a multa deve recair sobre o faturamento bruto ou sobre o líquido. O outro debate é se o valor a ser aplicado deve respeitar a circunscrição do faturamento da empresa conforme o órgão administrativo. Ou seja, se o procon for municipal, mas a companhia tiver atuação em diversos estados, a discussão é se a multa deve ter o limitante local ou se é mais adequado calcular pelo faturamento global.

"O que a gente precisa ver é qual é a melhor política pública no sentido de trazer estabilidade na geração de emprego e na concorrência para o consumidor direto", afirma o diretor do Procon-SP.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.