Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Setor aéreo debate futuro de empresas de baixo custo no Brasil

Companhias comentam sobre criação da Abra no contexto de mudança na franquia de bagagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Rio de Janeiro

A criação da holding da Gol com a colombiana Avianca, batizada de Abra, foi assunto no evento que reúne gigantes do setor em Cartagena, nesta semana.

Para Hernán Pasman, vice-presidente de operações e manutenção do Latam Airlines Group, o movimento anunciado pelas empresas na semana passada era natural.

"Sobre consolidação no setor, já vimos a intenção com o anúncio da Abra e já era de se esperar algum tipo de consolidação de companhias aéreas low cost ou ultra low cost no futuro", disse.

Imagem mostra avião branco em frente a um hangar da Latam.
A Airbus apresenta o A220 ao mercado brasileiro em um hangar no aeroporto de Congonhas - Zanone Fraissat/ Folhapress

Ele ressalva que o modelo é um pouco diferente dos existentes na Europa e nos Estados Unidos, porque a regulamentação não é unificada entre os países da América Latina. "No Brasil, por exemplo, deputados sancionaram recentemente um projeto de lei que proíbe as companhias aéreas de cobrarem pela primeira bagagem", afirma.

A medida provisória que proíbe a cobrança separada para despachar bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de uma mala de até 30 quilos nas viagens internacionais, aprovada na Câmara, é tratada no setor como empecilho ao desenvolvimento do mercado de low cost, como são chamadas as empresas de baixo custo.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.