Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu google internet

Congressistas americanos pedem ação do Google em confusão sobre clínicas de aborto

Pedido se baseia em pesquisa que aponta direcionamento do buscador para sites antiaborto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Um grupo de 21 congressistas americanos, incluindo o democrata Bernie Sanders, enviou uma carta a Sundar Pichai, presidente da Alphabet, controladora do Google, pedindo providências sobre uma suposta confusão que o buscador da empresa tem provocado nas pesquisas de internautas interessados em informação sobre aborto.

O pedido se baseia em um estudo sobre como as buscas do Google se comportam nos estados onde há leis que querem proibir o aborto.

A pesquisa mostra que, nesses locais, 11% dos resultados para as buscas "clínica de aborto perto de mim" e "pílula de aborto" levam para endereços eletrônicos geridos, na verdade, por organizações antiaborto.

Imagem mostra manifestante erguendo cartaz rosa com a frase "Abortion is Health Care" em branco. Ela está em primeiro plano, enquanto várias pessoas, com outros cartazes rosa, aparecem ao fundo, onde também é possível ver prédios e árvores.
Manifestação pró-aborto em Nova York - Michael Nagle - 15.mai.22/Xinhua

O problema é ainda maior no Google Maps, no qual 37% desse tipo de busca direciona para organizações antiaborto como se elas fossem clínicas locais de aborto.

Os políticos que assinam a carta dizem que o Google não deveria exibir esse tipo de site para usuários que estejam procurando informações contrárias, ou recomendam, ao menos, inserir uma indicação do que se trata de fato.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.