Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu internet 5g tecnologia

Ericsson revisa projeção de crescimento do 5G após guerra e crise

Relatório da empresa estima 4,4 bilhões de usuários em 2027

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Saiu nesta terça (21) o relatório anual da Ericsson com o prognóstico da companhia sueca de telecomunicações para a expansão do 5G no mundo, mas o enfraquecimento global da economia e as incertezas da guerra na Ucrânia provocaram uma revisão nas previsões da empresa para 2022 em torno de 100 milhões de assinaturas.

Para 2027, ano em que a tecnologia deve se tornar dominante, pelas projeções da empresa, serão 4,4 bilhões de usuários do 5G no mundo.

Até o final deste ano, deve alcançar 1 bilhão. No primeiro trimestre, o número de assinaturas cresceu 70 milhões, para cerca de 620 milhões.

Imagem do evento do leilão do 5G em 2021 - Evaristo Sá/AFP

Segundo a Ericsson, que é um dos principais fornecedores de equipamento 5G no mundo, concorrente das gigantes Huawei e Nokia, a tecnologia está se expandindo com mais velocidade do que todas as gerações anteriores de conectividade móvel, e o tráfego de dados de rede móvel global dobrou nos últimos dois anos.

O 4G ainda apresenta taxas de crescimento, com alta de 70 milhões, para 4,9 bilhões, no primeiro trimestre. Ainda neste ano, a tecnologia deve atingir seu pico, de 5 bilhões, antes de começar a cair para 3,5 bilhões em 2027 acompanhando a migração dos assinantes para o 5G.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.