Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu petrobras

Ministério Público Federal abre inquérito para apurar aumento abusivo na Petrobras

Medida chega como mais uma frente na onda de pressão sobre companhia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em uma nova frente de pressão sobre a Petrobras, o Ministério Público Federal abriu inquérito para apurar possíveis aumentos abusivos na empresa.

A medida foi determinada em uma portaria do dia 15 de junho, publicada nesta quarta-feira (22). O órgão fala em analisar "abuso de poder e monopólio".

Imagem mostra frentista colocando gasolina em carro
Petrobras anunciou, nesta sexta (17), aumento do preço do diesel e da gasolina em suas refinarias - Danilo Verpa - 20.jun.22/Folhapress

A instauração do inquérito civil se soma à onda de questionamentos que a Petrobras vem recebendo de Bolsonaro, do presidente da Câmara, Arthur Lira, do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e diversos setores da economia.

Na sexta-feira (17), a Petrobras anunciou reajuste de 5,2% no preço da gasolina e de 14,2% no diesel, sob a justificativa de que o mercado de petróleo passou por mudança estrutural e que é necessário buscar convergência com os preços internacionais.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.