Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Partido Republicanos questiona marco regulatório de zonas de exportação

Medida foi criada em meio à crise do oxigênio em Manaus no ano passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O partido Republicanos foi ao STF (Supremo Tribunal Federal) questionar a validade do novo marco regulatório das ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação).

O partido aborda o tratamento dado às empresas na zona de exportação, que possuem tratamento tributário diferenciado, mas precisam ter suas atividades voltadas ao comércio internacional.

Na ação, afirma que a medida provisória instituída no ano passado em meio à crise do oxigênio em Manaus tinha a finalidade de possibilitar que as empresas de oxigênio medicinal localizadas em ZPEs pudessem direcionar sua produção para o mercado interno, sem perder o tratamento diferenciado, como resposta à crise de saúde pública da pandemia.

Imagem mostra navio no porto de santos
Navio com destino para a China é carregado com grãos de milho no Porto de Santos - Eduardo Knapp - 19.ago.20/Folhapress

Diz também que as emendas parlamentares afastaram a lei desse escopo inicial, permitindo que qualquer empresa submetida ao marco legal das ZPEs pudesse vender toda a sua produção ao mercado interno.

Ainda segundo o partido, o tema não teve as análises adequadas, com a realização de consultas e discussões prévias à promulgação de uma lei.

"A legislação impugnada é manifestamente inconstitucional, sob todas as óticas, gerando um cenário de benefícios fiscais nas ZPEs nocivo à livre concorrência e as diferentes regiões do Brasil, privilegiando poucos em detrimento da maioria do mercado", diz Bruno Calfat, sócio do Bruno Calfat Advogados, que representa o partido Republicanos, autor da ação direta de inconstitucionalidade.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.