Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Relicitação de Viracopos é prorrogada por dois anos

Processo de devolução do aeroporto se arrasta há anos e atravessa arbitragem com Anac

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O processo de relicitação do Aeroporto de Viracopos foi prorrogado por dois anos. A resolução, publicada nesta terça (14), é assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

É mais uma reviravolta na novela do terminal de Campinas, que se arrasta há anos, e ainda atravessa uma arbitragem entre a Anac e a concessionária.

Imagem mostra pista de aeroporto com aviões, malas e carrinhos
Movimentação no Aeroporto Viracopos em Capinas, no interior de São Paulo - Jardiel Carvalho - 9.jun.22/Folhapress

Após a publicação da medida, a concessionária defendeu a postergação. Disse que é importante concluir a arbitragem antes do leilão para que a empresa seja indenizada antes de deixar o ativo. "Essa garantia foi fundamental e decisiva para que a concessionária pudesse aderir ao processo de relicitação", disse em nota.

A Anac não se manifestou.

Viracopos foi concedido em 2012 à Aeroportos Brasil, formada por Infraero, pelas construtoras UTC e Triunfo e pela francesa Egis. A partir de 2014, porém, a crise frustrou as perspectivas de crescimento que haviam sido previstas, e a concessionária pediu recuperação judicial em 2018.

O encerramento da recuperação judicial, que aconteceu em dezembro de 2020, foi visto como condição favorável ao desfecho do caso para a relicitação. Naquele ano, o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, dizia que o novo leilão deveria acontecer em 2021. Hoje pré-candidato ao governo de São Paulo, ele afirmava que o programa de concessões de sua gestão solucionaria problemas nascidos nos governos petistas.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.