Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu congresso nacional

Teto do ICMS ganha espaço nas redes com apoio a Bolsonaro

Assunto alcançou quase 6% de participação nos temas econômicos, aponta monitoramento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O apoio bolsonarista ao projeto de lei complementar que impõe teto ao ICMS sobre combustíveis, aprovado pelo Senado nesta segunda (13), conseguiu ocupar um espaço considerável no debate das redes sociais.

O monitoramento da .Map, agência de análise de dados e mídias, no período de 1º a 13 de junho aponta que o assunto alcançou quase 6% das manifestações entre os temas econômicos, quase 75% delas em sinal de apoio.

Os internautas elogiaram Bolsonaro pela medida e criticaram o PT por não ter votado a favor, segundo a Map. A votação é considerada uma vitória para o governo, que travou guerra com os estados, atribuindo a eles a responsabilidade pela alta dos combustíveis.

Imagem mostra Flávio Bolsonaro bebendo café em xícara no Senado ao lado de Rodrigo Pacheco, que está com a mão na frente da boca, conversando com o senador ao lado.
Senado vota proposta que limita ICMS sobre combustíveis e PEC dos Biocombustíveis - Gabriela Bilo/Folhapress

Por outro lado, a desaceleração do IPCA de maio não conseguiu minimizar as críticas dos internautas à inflação, que segue na liderança dos temas econômicos mais comentados nas redes, com quase 18% de participação, segundo o monitoramento, que trabalha com avaliação qualitativa de uma amostra em um universo de 1,4 milhão de posts no Facebook e Twitter.

Entre os assuntos econômicos, ganha repercussão o descontentamento em relação às finanças pessoais, com quase 26% de participação.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.