Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

FecomercioSP e indústria de remédios aderem a manifestos pela democracia

Associações que assinaram manifesto da Fiesp em 2021 ainda decidem se vão endossar neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Rio de Janeiro

Cresce o número de associações setoriais que assinarão o manifesto em defesa da democracia. A FecomercioSP e a ProGenéricos (fabricantes de medicamentos genéricos) decidiram aderir.

"Como representante de alguns dos setores empresariais mais importantes para a economia do país, a entidade entende que os preceitos democráticos são inegociáveis, tais como o Estado democrático de Direito e a lisura do processo eleitoral", afirma a FecomercioSP em nota.

A ANR (associação de restaurantes, que abrange redes como McDonald's, Burger King e Giraffas), tem reunião da diretoria nesta sexta (29), quando pretende tratar do assunto.

Imagem mostra mão de madeira tocando urna eletrônica
Maquete de urna eletrônica - Gabriel Cabral - 17.set.21/Folhapress

Outras entidades representantes do setor privado ainda avaliam se vão participar de algum dos manifestos que pedem respeito ao sistema eleitoral após as últimas declarações de Bolsonaro contra as urnas.

ACSP (associação comercial), Abramge (planos de saúde) e Andipa (distribuidores de papel) dizem que não receberam nenhum convite para endossar qualquer manifesto, assim como IDV (grandes varejistas), Abrasce (shoppings), Abit (têxteis), Abrafarma (varejo farmacêutico) e Animaseg (indústria de materiais de segurança do trabalho). A Abrabe (associação de bebidas com membros como Diageo e Heineken) diz que ainda não tem nada consolidado sobre o assunto.

Abifer (indústria ferroviária) e Anfavea (automotiva) decidiram não assinar.

Outras entidades consultadas pelo Painel S.A. não responderam, como a Abralog (que tem nomes como Correios, FedEx Express, C&A e Pão de Açúcar).

Todas elas subscreveram, no ano passado, um documento chamado "A Praça é dos Três Poderes", que foi organizado pela Fiesp para mostrar preocupação com a escalada na tensão institucional da época, mas acabou gerando ruído com a Febraban, porque Caixa e Banco do Brasil ameaçaram abandonar a federação dos bancos caso ela aderisse.

O presidente de uma entidade que não pretende aderir a nenhum manifesto avalia que o clima deste ano pode azedar como aconteceu em 2021. Segundo ele, quem não assina tem receio de ser interpretado como antidemocrático. Mas também há o receio de sofrer retaliação do governo. Bolsonaro já reagiu publicamente aos manifestos com ironia e disse que não precisa de "cartinha" para dizer que defende a democracia.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.