Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Guerra entre bairros e dark kitchens tem alvará suspenso e menino com apelido de bacon

Vizinhos reclamam de fumaça, odor e barulho e pressionam por regulamentação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A queda de braço de moradores de bairros residenciais contra as chamadas dark kitchens, conglomerados de cozinhas de restaurantes que funcionam exclusivamente para delivery, teve novos capítulos nos últimos dias.

A Prefeitura de São Paulo suspendeu o alvará para a construção de um desses estabelecimentos no Jardim Fonte do Morumbi, região do Panamby. A decisão menciona divergências entre os projetos aprovados.

A empresa que realizava a obra foi identificada como São Paulo Ventura 14 Participações LTDA, ligada à Kitchen Central, que vem sendo alvo de críticas de movimentos como o "Kitchen Central Aqui Não!".

Foto aérea mostra telhados de construções
Fotos aéreas de uma cozinha Dark Kitchen, que fica localizada na rua Clélia - Eduardo Anizelli - 2.jul.21/Folhapress

Em sua defesa, a Kitchen Central diz que "o projeto da unidade Panamby atende requisitos de preservação da área verde acima dos mínimos exigidos". Destaca ainda que o alvará foi suspenso, não cassado.

"Trata-se de comportamento conhecido de vizinhanças que adotam o lema de ‘no meu quintal, não’ e exemplifica a forma como alguns movimentos de bairro se posicionam contra determinadas mudanças em sua vizinhança", diz a empresa.

O episódio marca uma vitória para os moradores que pressionam a Câmara de São Paulo a aprovar um projeto de lei que regulamenta as dark kitchens. Entre as propostas, está a proibição do funcionamento dos estabelecimentos durante a madrugada, entre a 1h e as 5h, a menos que providenciem adequação acústica.

O caso passou por audiência pública na Câmara no mês passado. Vizinho de uma dark kitchen, um morador do Brooklin disse que o filho foi chamado de "bacon" na escola por cheirar a gordura.

Segundo Roberto Delmanto Junior, fundador do coletivo SOS Panamby e que estava presente em uma das audiências, o que mais incomoda é o odor e a fumaça. "Uma coisa é uma pizzaria, uma churrascaria. Outra coisa são 32 operando ao mesmo tempo, quase 24 horas por dia", diz.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.