Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Restaurantes criticam vale-refeição em dinheiro, e Paulinho da Força diz que é conversa fiada

Para o deputado, restaurantes não vão quebrar se benefício for pago em espécie

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O setor de bares e restaurantes enviou carta aos deputados nesta semana criticando a sugestão de Paulinho da Força (Solidariedade-SP) para o pagamento dos vales refeição e alimentação em dinheiro, mas o deputado, que é relator da medida provisória sobre o assunto, rebateu. Para ele, o argumento de que a mudança quebraria os estabelecimentos é "conversa fiada para tentar manter monopólio".

Para Paulinho, caso o benefício seja dado em dinheiro, o trabalhador continuará comendo nos restaurantes, desde que a comida seja boa e barata. Os donos de restaurantes acham que o funcionário vai gastar o valor com outras despesas, o que pode colocar em risco os pequenos estabelecimentos, mais dependentes das receitas com vales.

Imagem mostra cozinheiro usando máscara e servindo três pratos com massas
Restaurante no Queens, em Nova York - Angela Weiss - 5.fev.22/AFP

"Quem sabe melhor dessa situação é o trabalhador, não o dono do restaurante nem o dono do tíquete. Se, em uma convenção coletiva, um determinado sindicato fizer um acordo transformando o vale-refeição em dinheiro, não sou eu que vou decidir", afirma.

Ainda de acordo com o deputado, o relatório da medida provisória considerou as opiniões de todos os interessados, "mas priorizou, ao final, o interesse do trabalhador brasileiro".

No material enviado ao deputado por meio da Abrasel (associação dos bares e restaurantes), o setor diz que ainda não conseguiu se recuperar do baque da pandemia e agora sofre os efeitos da inflação. Cerca de 30% dos estabelecimentos têm prejuízos mensais e 74% deles não conseguiram repassar o aumento de custos para o cardápio.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.