Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inverno

Vestuário calibra expectativas e mantém otimismo apesar de inverno quente

Representante da indústria vê segundo semestre melhor apesar de incertezas eleitorais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O setor de vestuário acompanha as temperaturas quentes no inverno deste ano, mas ainda tem a expectativa de que o frio se manifeste mais adiante. A atenção do setor ao termômetro é grande porque, tradicionalmente, o inverno ajuda no movimento do comércio.

Na indústria, segundo Fernando Pimentel, presidente da Abit (que reúne os segmentos têxtil e de confecção), as previsões para o segundo semestre estão mais otimistas na área econômica.

Alguns segmentos estão evoluindo mais, encontrando um ponto de equilíbrio entre oferta e demanda com os pedidos começando a voltar.

Expositor em loja de roupas femininas com várias peças de roupas penduradas por cabides.
Expositor de loja de roupas - Unsplash

"Vem recursos de auxílios, a massa salarial está crescendo, mas a renda média ainda está abaixo do que era antes por causa do processo inflacionário", diz Pimentel.

Ele ressalva que ainda há nuvens no horizonte e desenha um cenário de incertezas pelo processo eleitoral e volatilidade de petróleo e câmbio, mas mantém as perspectivas otimistas.

"Acho que a fase mais aguda do processo inflacionário passou, aparentemente. Diminui um pouco a pressão no orçamento das famílias e acaba tendo reajustes salariais que recompõem parte do poder aquisitivo. Não podemos dizer que vai ser um segundo semestre tranquilo porque o mundo não está tranquilo. Mas estimamos fechar o ano com ligeiro crescimento, empatando", diz.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.