Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Demanda por teste de Covid despenca nas farmácias

Índice de positivos voltou a ficar abaixo de 20%, mas ainda supera fase anterior à ômicron

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O número de atendimentos para testes de Covid nas farmácias registra queda acelerada nas últimas semanas, segundo a Abrafarma (associação que reúne as maiores redes do varejo farmacêutico no país).

Desde a semana do dia 20 de junho, quando a entidade contabilizou cerca de 227 mil testes realizados, o índice está em queda, chegando a cerca de 40 mil na semana passada.

Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, atribui o cenário aos autotestes, que são mais baratos, mas acabam ficando de fora dos registros do governo.

Imagem mostra profissional de saúde fazendo teste de Covid em criança com um cotonete.
Criança faz teste de Covid na China - 31.jul.22 - AFP

"Para mim, quem está fazendo o teste na farmácia necessariamente está com sintomas. E aí está querendo saber se é gripe ou Covid. As pessoas têm preferido comprar o teste e levar para casa", afirma.

Na semana de 8 a 14 de agosto, a associação registrou pouco menos de 8.000 diagnósticos da doença. Com isso, o índice de positivos ficou abaixo de 20%.

O resultado, porém, ainda está acima do período anterior à ômicron, quando os diagnósticos variaram abaixo dos 10%.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.