Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Einstein estreia no Globoplay com série sobre pandemia

Cinco episódios do documentário foram filmados em mais de dois anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A série documental "Retratos de uma Pandemia: Na Linha de Frente do Combate à Covid-19", que estreou nesta quinta (4) no Globoplay e chega no momento em que se discute a disseminação da varíola dos macacos no Brasil, deve servir de lição, segundo Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein.

Os cinco episódios foram filmados em mais de dois anos de pandemia, em 70 diárias da gravação que acompanhou a linha de frente dos hospitais públicos e privados administrados pelo Einstein.

Mulheres usam máscara em local fechado
Uso das máscaras virou padrão mesmo após o pico da pandemia da Covid-19 - Rubens Cavallari - 06.jun.2022/ Folhapress

Embora o coronavírus tenha características e disseminação diferentes da nova doença, Klajner afirma que os cinco episódios do documentário deixam um registro para a geração atual e as futuras sobre caminhos apontados pela experiência da Covid.

O médico ressalva que há grande diferença na proporção da varíola dos macacos, mas vê certas semelhanças.

"A gente vê acontecer em outros países, aí chega um caso, chega outro. As organizações que têm condições de prover o teste adequado, o diagnóstico mais rápido, já começam a se preparar para isso. Aprendemos muito com a Covid", diz Klajner.

TVs nos lares brasileiros

Um levantamento do Globoplay mostra que a forma de se consumir streaming está mudando entre os brasileiros e as maiores responsáveis por isso são as TVs conectadas – as chamadas Smart TV. O consumo do serviço online da Globo nessas televisões cresceu 22% no primeiro semestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado.

A pesquisa aponta que a melhoria na infraestrutura de rede e aumento na conectividade do Brasil impulsionaram o aumento dos serviços de streaming.

Dados da Kantar/Ibope na pesquisa "The Future Viewing Experience" indicam que, nos últimos quatro anos, a presença das smart TVs mais do que dobrou nas casas, chegando a 57% das residências até 2021.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.