Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Farmácias dizem que ideia de vender remédio em supermercado é sórdida

Para CEO da Abrafarma, governo apela ao liberalismo para aceitar proposta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Abrafarma (associação que representa as maiores redes do varejo farmacêutico no país) subiu o tom contra o projeto de lei que libera os supermercados para venderem medicamentos isentos de prescrição, conhecidos como MIPs, que incluem analgésicos e antiácidos.

O CEO da entidade, Sergio Mena Barreto, avalia que o tema em pauta na Câmara dos Deputados mostra sordidez contra a saúde pública no Brasil.

Vista interna de uma farmácia.
Projeto quer liberar venda de remédios simples nos supermercados - Rivaldo Gomes - 13.abr.2020/ Folhapress

Ele também afirma que a Abras (entidade representante dos supermercados) usa influência para pressionar o governo em ano eleitoral e retoma uma pauta que é derrubada no Legislativo há dez anos. O governo federal, por sua vez, apelaria ao liberalismo econômico para aceitar a proposta, segundo ele.

Mena Barreto rebate a tese dos supermercados de que os preços dos remédios cairiam, se fosse aberta a venda no varejo de alimentos. "Eles vão pagar os mesmos impostos e atender às mesmas exigências que nós atendemos. Como eles vão reduzir o preço?", diz o CEO da Abrafarma.

Ao Painel S.A., o vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Antonio Longo, chamou de "vazio" o argumento das farmácias de que é preciso ter um farmacêutico para orientar o consumidor.

Após muita reclamação da oposição, a Câmara derrubou nesta quarta-feira (3) um requerimento de urgência que iria acelerar a tramitação do projeto. Se fosse aprovado, o texto seria debatido em plenário ainda nesta semana, porém o quórum mínimo de votos não foi alcançado. Agora, o texto retorna para a Comissão de Seguridade Social e Família, onde deve receber uma audiência pública antes de voltar para o plenário.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.