Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Grupo de WhatsApp de empresários bolsonaristas serve para 'jogar conversa fora', diz participante

Ex-secretário da Receita Marcos Cintra nega articulação de golpe em conversas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra, que é um dos membros do grupo de WhatsApp revelado pelo portal Metrópoles nesta quarta (17) com mensagens de empresários bolsonaristas, diz que jamais houve qualquer articulação de golpe no diálogo dos participantes.

Ele afirma que o grupo é mais um espaço para "jogar conversa fora", com comentários sobre política, economia e o noticiário.

O ex-secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra
O ex-secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra - Pedro Ladeira - 25.abr.2019/ Folhapress

Segundo Cintra, que é vice na chapa presidencial da União Brasil, não se trata de um grupo de pessoas interessadas em um objetivo comum nem em questões setoriais. O líder de seu partido sinalizou oposição a Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno.

"Como em qualquer outro grupo, sempre tem aqueles mais atuantes, mais presentes. Em um determinado momento, a conversa girou para esse negócio [menção a golpe]", diz Cintra.

Ele afirma que não lê as mensagens com frequência, mas ficou surpreso ao saber da notícia.

"Eu me surpreendi quando vi a matéria dizer que está acompanhando há muito tempo, dando a entender que esse é um tema recorrente dentro deste grupo. Eu não acompanho muito. Mas só vi falarem sobre esse tema três ou quatro dias atrás, quando isso explodiu e viralizou. Parece que alguém entrou nesse comentário de que preferia ter golpe a Lula ou ao PT. Mas acabou, e ninguém comentou mais nada. Um ou outro riu e continuou assim mesmo", afirma.

De acordo com o Metrópole, José Koury, dono do Barra World Shopping (RJ), teria afirmado que a instalação de uma ditadura não traria prejuízos econômicos e um outro empresário teria escrito que o golpe deveria ter acontecido nos primeiros dias de governo.

Cintra afirma que o grupo reúne opiniões diversas e muito críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo ele, após a repercussão, o caso foi tratado como piada dentro do grupo.

"O que me preocupa é: alguém fala uma coisa dessas em uma mesa de bar. De repente, vira uma matéria difundida para milhões de pessoas. Um senador da República faz uma petição ao STF para que abra um processo com quebra de sigilo e prisão. Que sociedade é essa em que estamos vivendo? E o impacto que as coisas têm em um ambiente tão intolerante no Brasil, transformando esses empresários em subversivos, em pessoas tramando contra a República e propondo golpe?", diz.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) levou petição ao STF nesta quinta (18) para investigar o caso.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.