Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Representante da indústria não assina manifesto e diz que processo eleitoral da Fiesp não é participativo

Em meio a debate sobre documentos pró-democracia, presidente da Abiplast diz que prefere questões de competitividade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), José Ricardo Roriz, adversário de Josué Gomes na eleição pela presidência da Fiesp no ano passado, entrou no debate sobre o papel da federação das indústrias na divulgação do manifesto pró-democracia, que vem gerando discórdia no setor.

Roriz fez analogia entre os manifestos que pedem democracia no país e as eleições da Fiesp e do Ciesp, cuja presidência ele também disputou em 2021, mas perdeu para Rafael Cervone Netto.

Retrato de José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Abiplast, associação da indústria de transformados plásticos
José Ricardo Roriz é presidente da Abiplast, associação da indústria de transformados plásticos - Karime Xavier - 08.jul.2018/ Folhapress

Questionado pelo Painel S.A. sobre o debate interno em relação ao manifesto, o presidente da Abiplast, que não subscreveu, disse que prefere estar envolvido em questões que aumentem a competitividade da indústria.

Disse também que se Fiesp e Ciesp quiserem defender a democracia brasileira, não deveriam usar como modelo o processo eleitoral das entidades. "[O sistema das entidades] não é participativo, não dá as mesmas oportunidades aos candidatos, não tem debates e é centralizado na mão de poucos", afirma.

A fala de Roriz resgata as queixas que ele fez em 2021, reclamando que seu concorrente, Cervone, se recusava a fazer debates antes da eleição do Ciesp. No caso da disputa pela presidência da Fiesp, Roriz tentou registrar sua chapa, mas disse que o prazo dado pela entidade foi curto demais para coletar as assinaturas suficientes.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.