Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Vizinhos de Congonhas questionam aumento de voos às vésperas do leilão

Concessão dos 15 aeroportos da 7ª rodada está marcada para quinta (18)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Até quinta-feira (18), quando vai acontecer o leilão para a 7ª rodada da concessão de aeroportos, que inclui Congonhas, a tensão ainda deve subir com as reclamações dos moradores do entorno.


Além das tentativas por meio de representações nos Ministérios Público Federal e estadual, ação popular e impugnação administrativa ao edital, o grupo ainda planeja questionar a realização do leilão ou a retirada de Congonhas do bloco para que seja feito um novo edital com regras mais específicas sobre o aumento dos voos no terminal e os estudos ambientais.


Segundo Guilherme Canton, presidente da ANMA, associação que reúne vizinhos de Moema, zona sul de São Paulo, o próximo passo é tentar sensibilizar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Aeroporto de Congonhas, que faz parte da 7ª rodada de concessões - Danilo Verpa/Folhapress


"Para nós, também é importante a prefeitura começar a se mexer para entender o impacto disso, porque vai acontecer. Estamos entendendo que não dá para parar. Agora, estamos tentando acioná-los", diz Canton.


A lista de preocupações dos moradores cita problemas com qualidade do ar, sobrecarga do sistema viário, nível do ruído e aumento do risco de acidentes.


Especialistas no setor afirmam que a expansão da capacidade de voos no aeroporto pode ajudar a elevar a receita da concessionária, potencializando o resultado do leilão, mas exige investimento em infraestrutura.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Félix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.