Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria

Conta de luz cara impulsiona geração própria de energia solar

Segundo a Absolar, volume cresceu mais de 50% em nove meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Os sistemas solares usados para geração própria no Brasil saltaram de 8,4 gigawatts de potência instalada em dezembro do ano passado para 13 gigawatts alcançados neste mês, segundo a Absolar (associação do setor).

São fontes instaladas em telhados, fachadas e pequenos terrenos de residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Imagem mostra painéis solares em cima de telhado de uma casa. No fundo da foto, é possível ver um céu ensolarado, árvores e prédios. Há um helicóptero voando.
Placas solares na casa do pai de Luciane Kutinskas, que é franqueada da Energy Brasil, uma empresa de instalação de painéis solares - Keiny Andrade - 18.set.21/Folhapress

O avanço é atribuído a fatores como a procura por alternativas para driblar o alto custo da conta de luz e o marco legal da micro e minigeração de energia, que manteve isenção até 2045 de componentes tarifários para quem já tem a fonte instalada e para os pedidos feitos 12 meses após a publicação da lei.

A Absolar contabiliza cerca de 1,2 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede.

Os estados líderes em potência instalada são Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina, segundo a entidade.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.