Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Lula pede suspensão da privatização de Santos Dumont e Galeão

Coordenadora da Infraestrutura solicitou que o projeto seja paralisado até que novo governo decida rumos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério da Infraestrutura paralisou o processo de privatização dos aeroportos fluminenses de Santos Dumont e Galeão a pedido do governo eleito. Ambos estão inscritos no PND (Plano Nacional de Desestatização) para serem leiloados em conjunto no próximo ano.

Segundo relatos, o pleito deve constar no relatório do grupo de transição, coordenado por Miriam Belchior. Como resultado, a Secretaria de Aviação Civil decidiu suspender os estudos da concessão.

Como resultado, a Secretaria de Aviação Civil do ministério decidiu suspender os estudos da privatização até a chegada do novo governo.

Imagem do aeroporto Galeão, no Rio. Pessoas estão sentadas em cadeiras da área doméstica.
Área doméstica do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli - 11.jul.22/Folhapress

Técnicos envolvidos nos processos afirmam que o Galeão entregará a base de dados do aeroporto nesta semana –etapa que faltava para que os três times de consultores contratados dessem o pontapé inicial para a elaboração do modelo de concessão. Os estudos agora ficarão parados à espera da decisão da equipe de Lula.

Consequência do congelamento dos projetos, a Secretaria de Aviação precisou estender o prazo dos contratos de locação e serviços do aeroporto Santos Dumont para que a Infraero –hoje administradora do local– possa fechar renovar ou fechar novos contratos com restaurantes, locadoras de veículos, entre outras lojas, além de publicidade.

Como estavam inscritos no PND, os contratos tinham prazo de três anos de duração, já prevendo que a concessão ocorreria no próximo ano. Com o pedido do PT, foi preciso prorrogar esses contratos por mais dois anos.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.