Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Estados aprovam aumento de ICMS em tempo recorde

Em discussão no STF, alíquota padrão precisa ser revista até o final do ano ou estados perderão R$ 33 bilhões em 2023 com teto negociado pelo governo federal antes das eleições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Piauí e Sergipe aprovaram, nesta quarta-feira (7), o aumento da alíquota de ICMS, mas as regras estão tão confusas que as empresas dizem não saber como aplicá-las. A votação na assembleia sergipana ocorreu em tempo recorde —o texto foi enviado na noite desta terça (6) e votado na quarta. No Piauí, também foi rápido.

O aumento da alíquota em Sergipe foi de 18% para 22%, mas o texto não diz para quais setores. A ideia era cobrir o rombo deixado com a redução do imposto sobre combustíveis.

No Piauí, a alíquota padrão foi de 18% para 21%. Para bebidas alcoólicas, houve aumento de 25% para 27%. Na cesta básica, caiu de 12% para 7%. O projeto foi apresentado na segunda-feira (5) e aprovado no início da tarde desta quarta.

Pará e Paraná também articulam projetos similares.

O ICMS dos combustíveis, telecomunicações e energia representavam uma arrecadação de 30% aos estados e foi diminuída a pedido do presidente Jair Bolsonaro para reduzir os preços e a inflação no período eleitoral. Coube ao Congresso a aprovação de um projeto de lei.

Em Sergipe, o governador Belivaldo Chagas (PSD) enviou o texto na noite desta terça (6) e um requerimento de urgência acelerou a tramitação do texto. Ao Painel S.A. o líder do governo na Assembleia Legislativa, Zezinho Sobral (PDT), afirmou que o aumento vai incidir sobre itens reduzidos pelo governo.

Ele disse que o executivo sergipano seguiu entendimento dos Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de fazenda dos Estados). Um estudo do colegiado, apresentado no projeto de lei, aponta que os estados perderão R$ 33 bilhões no ano que vem se as alíquotas não forem reajustadas.

A revisão do ICMS foi uma queda de braço iniciada por Bolsonaro contra os governadores
A revisão do ICMS foi uma queda de braço iniciada por Bolsonaro contra os governadores - Danilo Verpa - 17.fev.2021/Folhapress

Os governos terão até o fim deste ano legislativo para aprovar aumento de impostos para 2023, o que explicaria a correria na votação do texto. O reajuste passa a valer 90 dias após sanção da lei.

Sobral diz que o governo federal aplicou um "calote" geral ao não recompor as perdas com o ICMS reduzido e os estados ficaram sem alternativa. Caso o tema ganhe um acordo nos próximos dias com uma discussão mediada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a lei pode ser revogada.

Contrário ao tema, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) afirmou que nem os próprios deputados sabem quais setores serão afetados. O governo local, diz ele, correu para evitar que as pessoas entendam o que está acontecendo e quem vai pagar a conta é o consumidor.

No Piauí houve negociação. Assim que o projeto foi enviado para Assembleia Legislativa, as empresas correram para encontrar uma saída que não atingisse os preços nos supermercados.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.