Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu ifood

Restaurantes entram em alerta após falência de terceirizada do iFood

Parte da operação da plataforma de delivery é abastecida por empresas terceirizadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Restaurantes que distribuem seus pedidos por meio do iFood dizem ter entrado em alerta nesta quinta (29) depois de receber a notícia de falência de uma empresa que intermediava motociclistas para a plataforma.

Segundo a Abrasel (associação que reúne bares e restaurantes), o setor tem receio de ser atingido por um desarranjo nas entregas, já que a presença do iFood é muito grande no serviço.

"Fomos pegos de surpresa com um problema que não estava no nosso radar. É importante sabermos se é ou não um problema sistêmico e o tamanho do risco. Se o sistema iFood estiver fortemente baseado na oferta de serviços de terceiros, o colapso dessas empresas pode trazer o caos para o setor, uma vez que o iFood é responsável por mais de 80% dos pedidos das plataformas", disse Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Nesta semana, a SIS Express decretou falência e deixou todos os seus motociclistas sem pagamento. A empresa é uma OL (operador logístico), responsável por fornecer mão de obra para aplicativos de entregas como o iFood.

Na prática, esses entregadores ficaram no escuro, já que as demandas eram repassadas do aplicativo para a empresa. A operação da SIS correspondia a 1% do total de pedidos recebidos na plataforma diariamente, segundo o iFood.

O iFood opera em conjunto com operadores logísticos e entregadores avulsos
O iFood opera em conjunto com operadores logísticos e entregadores avulsos - Fernando Canzian - 11.set.2021/Follhapress

Em nota, o iFood diz que não registrou problemas de entregas nas cidades em que a OL atuava e afirma que colocou todos os motociclistas da empresa em seu modelo de cadastro avulso, permitindo o retorno das atividades desses trabalhadores.

Segundo a companhia, 25% dos mais de 200 mil entregadores com perfil ativo no Brasil atuam por uma OL. O iFood afirma que o restante está cadastrado em nuvem (avulso) e trabalha por conta própria.

O iFood diz também que iniciou nesta quinta as transferências dos salários atrasados aos motociclistas, mas não divulgou os valores. A operação deve ser regularizada até 6 de janeiro.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.